
Autenticidade gera Conexão
16 de agosto de 2023Começamos mais um ano e muita gente (me incluo aqui) traça novas metas e objetivos aproveitando o clima de “ano novo”. É uma época em que planejamos mudanças, novos hábitos e projetos. Porém, por outro lado, é muito comum que essas “resoluções de ano novo” caiam no esquecimento conforme voltamos à rotina e enfrentamos responsabilidades diárias e obrigações a cumprir.
O que pode, então, ajudar a traçar essas metas e torná-las mais realizáveis?
Separei aqui algumas dicas (e não estou falando de tecnologia) que podem te ajudar a planejar, executar e analisar. Assim, quando chegar em dezembro, você poderá olhar para trás e ver quanta coisa incrível realizou!
O primeiro passo é avaliar o momento em que você está, e uma ferramenta incrível para isso é a Matriz SWOT (ou FOFA, em português). Parece “tecniquês” de marketing, mas ela pode ser aplicada praticamente a tudo na nossa vida!
A Matriz SWOT é uma ferramenta estratégica usada para identificar e analisar Forças (Strengths), Oportunidades (Opportunities), Fraquezas (Weaknesses) e Ameaças (Threats). Através dela, é possível avaliar a situação atual pessoal ou do seu negócio e, a partir daí, traçar metas.
Analisar suas habilidades, rotinas e limitações pessoais – e, claro, levar em consideração fatores externos que podem impactar suas metas – é um passo fundamental para começar.
E se o assunto agora são as METAS, nada melhor do que aplicar o Método SMART para que suas metas sejam Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais.
- Específica: Em vez de dizer “quero correr”, diga “quero correr 5km em 30 minutos”.
- Mensurável: Tenha critérios e ferramentas claras para medir o progresso. Ex.: usar apps como Fitness, Strava, Running e afins.
- Atingível: SEJA REALISTA! Metas inalcançáveis geram frustração.
- Relevante: Pergunte a si mesmo(a) “por que isso é importante para mim?”
- Temporal: Defina um prazo claro. Ex.: “Quero correr essa distância até março.”
Agora que você sabe onde está, como está e onde quer chegar, é hora de planejar como vai chegar lá! Pensando nisso, a Matriz 5W2H é perfeita! A partir dela, vai nascer o seu PLANO DE AÇÃO!
- What (O quê?): Qual é a meta?
- Why (Por quê?): Qual o motivo?
- Where (Onde?): Onde será implementada?
- When (Quando?): Qual o prazo?
- Who (Quem?): Quem será responsável?
- How (Como?): Como será executada?
- How much (Quanto?): Qual o custo ou investimento?
Agora que você sabe como usar a Matriz SWOT, entendeu como funciona o método SMART e conheceu o Plano de Ação 5W2H, é hora de colocar seus novos planos no papel, no Trello, no bloco de notas e dar o start neste novo ano!
Me siga no Instagram @luisadomarketing para mais conteúdos, dicas e novidades do mercado de Marketing e Design!