É muito comum eu escutar de empreendedores o tamanho da dificuldade que é produzir conteúdo. Seja manter a frequência, decidir quais tipos de conteúdos postar ou como planejar.
O 5W2H é uma ferramenta de gestão e planejamento que auxilia na definição e organização de tarefas e atividades. A sigla 5W2H representa sete perguntas que você deve se fazer na hora de planejar seu Marketing de Conteúdo. Olha só o que significa cada uma delas e como você vai definir cada aspecto do seu planejamento:
WHAT – O que será feito?
A resposta para essa pergunta é a definição do que será feito no Marketing de Conteúdo, ou seja, o tipo de conteúdo que você irá produzir. Aqui você pode incluir artigo para blogs, vídeos, infográficos, podcasts, publicações nas redes sociais dos mais diferentes formatos, e-books, entre outros.
WHY – Por que fazer?
Cada tipo de conteúdo que você irá produzir deve ter um propósito e estar alinhado a um objetivo do seu negócio. Gerar visitas ao perfil, aumentar o tráfego do site, construir autoridade aumentar conversões, entre outros. Todo conteúdo deve estar alinhado a um objetivo definido por você.
WHO – Quem irá fazer?
A próxima etapa é definir quem vai produzir os conteúdos propostos. Você mesmo? Vai contratar um designer para trabalhar com você? Um videomaker? Vai contratar um social media para te apoiar? É importante definir os responsáveis no seu planejamento.
WHEN – Quando será feito?
É muito importante que você defina um cronograma para a produção do conteúdo. Esse é o ponto onde você vai cuidar com todo carinho da sua frequência de conteúdo, evitando “postar e sumir”. Defina todos os prazos para que tudo saia conforme o planejado.
WHERE – Onde será feito?
Quais plataformas e redes sociais serão utilizadas para divulgar o conteúdo, como site, blog, YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros. Um ponto MUITO importante aqui é saber escolher os canais corretos para não gastar tempo produzindo conteúdo para canais onde sua audiência não está.
HOW – Como será feito?
Descrever a estratégia e os métodos que serão usados para criar, promover e distribuir o conteúdo. Isso inclui decidir sobre as palavras-chave a serem focadas, abordagens de SEO, formas de divulgação em mídias sociais, entre outras táticas.
HOW MUCH – Quanto custará?
Estabelecer o orçamento necessário para a implementação do Marketing de Conteúdo. Isso inclui custos com produção de conteúdo, ferramentas de marketing, Tráfego Pago, etc.
Lembrando que a ferramenta 5W2H pode ser aplicada em diferentes áreas de planejamento, gestão da qualidade, entre outras, e que também, como descrito acima, pode se aplicar a um bom planejamento de Marketing de Conteúdo.
Sua utilização ajuda a garantir que todas as etapas do processo sejam planejadas e executadas de forma eficiente e organizada, tornando mais fácil atingir que as metas e objetivos definidos.