Você já ouviu falar em PERSONA? 🤔
Houve um tempo que ter aquelas características de público-alvo era suficiente no Marketing, mas esse tempo passou e hoje precisamos de muito mais! ✅ Não precisamos voltar muuito no tempo para lembrar que um público era definido por características demográficas como sexo, faixa etária, localização, classe social… Mas isso ficou no passado porque em pleno 2023, não é mais suficiente.
Analise esses dois homens:
Se a gente for analisar em linhas gerais, ambos têm características MUITO semelhantes. Agora me diga, de coração: você acha que ambos consomem o mesmo tipo de conetúdo? Da mesma forma? Provavelmente não… ❌
Além de saber as características gerais dos seus potenciais clientes, hoje você PRECISA também saber sobre seu comportamento, seus hábitos, como consome, o que consome e interesses. Isso é FUNDAMENTAL tanto para você produzir seu conteúdo quanto para definir seu perfil de cliente ideal.
Na construção da sua PERSONA você vai combinar seus dados demográficos com suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios, dores e desejos. A sua PERSONA é como se fosse um cliente fictício – e detalhe, voê pode ter mais de um se necessário.
Um exemplo na prática!
Público-alvo
Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, recém-graduados, com renda média mensal de R$ 4500, que gostam de viajar e pretendem fazer cursos fora do país para aprimorar sua formação profissional.
Persona
Pedro tem 27 anos, recém-formado e MEI. Ele quer de desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.
Viu como são coisas totalmente diferentes?
O público-alvo é uma fatia de pessoas para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona é um perfil do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada. Público-Alvo e Persona podem até parecer semelhantes, mas faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada á persona e não a um extenso público-alvo através de informações genéricas.
Veja só eses 5 aspectos que a PERSONA bem definida ajuda na hora das suas ações de Marketing:
1️⃣ Definir o conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos.
2️⃣ Definir o tom de voz e o visual do seu conteúdo.
2️⃣ Traçar suas estratégias de Marketing para a audiência certa.
4️⃣ Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever.
5️⃣ Entender onde sua audiência buscam suas informações e como eles consomem.
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