O maior desafio das empresas do segmento de alimentação hoje é vencer a concorrência.
Vemos diariamente novas empresas entrando no páreo de conquistar a preferência dos clientes na hora de fazer um lanche, tomar um café ou pedir uma refeição.
É aqui que entra o Marketing como ferramenta ESSENCIAL para quem quer sobreviver nesse mercado.
Adotar boas estratégias online são a carta na manga de empresas que estão se destacando e conquistando novos clientes todos os dias. Nesse post, eu te dou 5 dicas que aplico diariamente em clientes do segmento de alimentação e também de outros mercados, que vão fazer a diferença para o seu negócio.
No final, ainda deixo uma dica de ouro para você!
1️⃣ Entenda o seu mercado
Seu produto é bom, tem qualidade, bom atendimento? Ótimo! Acredito que você tenha olhado bastante para dentro para desenvolver o seu negócio. Mas também é preciso olhar para fora! Copiar a concorrência? Não. O que você precisa fazer é entender como o seu mercado está se movimentando, quais as tendências de consumo.
Uma dica aqui é fazer a sua Análise SWOT. Ela vai te ajudar a ter uma visão 360º do mercado onde o seu negócio está inserido. Nesse post aqui eu falo um pouco mais sobre ela, inclusive.
2️⃣ Não está no Google? “Tô invisível, tô invisível…”
Se você tem um negócio local e não usa o Google Meu Negócio, você já está saindo atrás de muita gente. E sabe qual o melhor sobre ele? É grátis, 0800, você não paga nadinha!
A busca dentro de apps como Instagram, TikTok, tem crescido bastante, mas ainda é o Google o principal local onde seus potenciais clientes vão buscar por serviços COMO O SEU!
Só para você ter uma ideia, olha só o TANTO de informações que você pode mostrar sem pagar absolutamente nada a milhares de pessoas no Google / Google Maps:
Ah, tem mais: você pode publicar ofertas, atualizações, novidades, ou seja, pode colocar CONTEÚDO para quem está ali com o seu negócio na palma da mão. E, repito, isso tudo sem pagar nada!
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3️⃣ Bom atendimento é regra!
Tem coisa melhor do ser bem atendido? Eu tenho a sensação de que não há dinheiro mais mal gasto do que dinheiro que a gente gasta para ser mal atendido. Acaba com a experiência, ainda que muitas vezes o produto seja legal, o atendimento pode tornar tudo desagradável.
Então, não deixe de dar atenção a esse detalhe!
Mantenha um padrão no tom das mensagens, trate o cliente de forma cordial, leia atentamente as dúvidas dele (a). Quando várias pessoas fazem o atendimento (ou mesmo para quem atende sozinho e precisa ganhar tempo), ter scripts de atendimento vão ajudar muito!
Outras dicas aqui que valem ouro:
4️⃣ Boas fotos são essenciais
Antes de alguém comer o seu produto, você precisa fazer seu potencial cliente “comer com os olhos”.
“Ah, então eu preciso fazer fotos profissionais?”
Não necessariamente. Sei que o trabalho de um fotógrafo profissional tem um diferencial incrível, mas também sei que nem todo mundo pode investir. Então vou te dar dicas para você “se virar com o que tem” e ainda assim produzir fotos legais que vão ajudar a vender o seu produto:
5️⃣ Invista em Tráfego Pago nas suas redondezas
Gabaritou as dicas acima? Então agora sim é hora de investir em Tráfego Pago. Por que eu digo isso? Porque eu vejo muito, mas muito local achando que Tráfego Pago é a salvação de vendas, mas negligencia atendimento, cardápio, fotos, informações básicas, e aí atrai clientes sem ao menos falar onde fica. E não foram uma ou duas vezes que vi isso não, tá? Foram muitas!
Fique de olho em alguns detalhes:
E uma dica aqui valiosíssima:
Não tente abraçar o mundo! Aposte em anúncios em um raio de 5 ou 10km do seu negócio. Você vai buscar clientes que estão perto de você, que vão otimizar o seu serviço de entrega.
Se você chegou até aqui, vou abrir o coração: essas dicas acima são uma verdadeira consultoria grátis. Se você conseguir aplicar, já vai se destacar de muuuito concorrente!
Agora, se você quer dar um passo a mais e receber uma consultoria completa para o seu negócio, aí é só clicar aqui pra gente conversar no WhatsApp.