Precisa de uma ajuda na hora de definir o que postar em cada tipo de conteúdo do seu Instagram? Vem de GUIA PRÁTICO! 🚀
Ouço muito o questionamento “qual é o melhor tipo de conteúdo?” e posso afirmar: não existe uma fórmula única e mágica. Os bons resultados são a combinação de diferentes fatores. É possível crescer somente com um recurso? Não vou afimar que não, é possível sim, mas associar diferentes formatos vai te ajudar muito mais.
Um vai te impulsionar a alcançar mais pessoas, outro para aumentar a consciência do público, outro para gerar mais conexão, outro para construir sua autoridade.
Da descoberta até o contato, sua audiência vai se conectar ao seu negócio em diferentes momentos, olha só esse Funil de Instagram:
A partir dele e compreendendo melhor em que nível está cada tipo de conteúdo, vamos ao que você pode postar em cada canal do seu Instagram.
✅ REELS
- Tutorial de forma rápida e dinâmica.
- Entrar em alguma trend – lembre-se de criar uma conexão com o seu negócio.
- Falar sobre algum tema em alta.
- Bastidores de um evento ou produção.
- Timelapse do seu dia-a-dia.
- Resposta a uma caixinha de pergunta específica.
✅ STORY
- Caixinha de perguntas – não abra uma caixinha do nada, crie um contexto e terá um engajamento muito mais alto.
- Mostre a sua rotina diária.
- Enquetes diversas – com o mesmo conselho da caixinha de perguntas: contextualize.
- Mostre suas vendas – lemebre-se de não expor dados sensíveis de clientes.
- Prova social, como avaliações do Google e feedbacks recebidos por mensagem dos seus clientes.
- Participações em eventos, feiras, workshops – olha o networking aqui gente!
- Se achar pertinente, divulgação de parceiros ou produtos/serviços que você indicaria para sua audiência.
✅ FEED
Antes de continuar: aqui quando falo FEED vou me referir à imagem simples/únicas. Você pode publicar:
- Fotos que mostrem um pouco do seu negócio, equipe, bastidor ou momento especial.
- Frases motivais que podem ser compartilhadas.
- Memes – importante se atentar ao timing para não postar “meme que já perdeu a graça”.
- Checklists – quer uma dica? Use o app de notas do celular para criar esses posts de forma bem rápida.
- Gráficos informativos relacionados ao seu nicho.
- Se você usa o Threads, pode repostar direto de lá no seu feed também.
✅ CARROSSEL
- Tutorial de algum assunto relacionado ao seu nicho.
- Um estudo de caso ou case de sucesso do seu negócio.
- Antes x Depois – cuidado com as regras de cada profissão, viu?
- Lista de ferramentas que você usa no seu negócio.
- Lista de estratégias que você aplica diariamente.
Posso te garantir que, com as sugestões acima, você já consegue uma boa variedade de conteúdos para resolver aquele problema “não sei o que postar…”.
Agora, se você quer uma análise mais aprofundada do seu negócio, aí você me chama no WhatsApp e vamos conversar sobre o seu negócio!