Já ouvi várias vezes: “preciso investir em Tráfego Pago para vender mais.” No entanto, posso afirmar que em quase 99% dos casos, os anúncios não são o caminho da salvação! Vender ou não vender pode não depender exclusivamente da quantidade de clientes.
Nesse artigo, vou falar sobre um problema “crônico” de diversas empresas que pode ser agravado quando se investe em Tráfego Pago para gerar mais leads: o atendimento.
Somos impactados diariamente por centenas de anúncios, dos mais diversos segmentos. Não há dúvidas de que o Tráfego Pago tem o poder de amplificar a mensagem da sua marca e alcançar novas pessoas em poucos cliques. Mas será que é realmente isso que toda empresa precisa?
Não faz sentido investir em Tráfego Pago se você ainda sofre com a rotatividade de colaboradores, não consegue treinar a sua equipe para oferecer um atendimento padronizado e ainda recebe avaliações no Google como essas aqui:
“Nunca atendem o telefone e quando atendem as recepcionistas são péssimas.”
“Péssimo atendimento, não volto mais.”
“Atendimento piorando a cada dia.”
Essas avaliações foram retiradas do Google, de locais reais que estão veiculando anúncios neste momento na Meta (Instagram e Facebook). Dizem que um cliente satisfeito fala bem da experiência para até oito pessoas, já um insatisfeito pode alcançar o dobro! Imagine literalmente pagar para falarem mal de você?
É importante entender que o Tráfego Pago sozinho não faz uma empresa vender mais. O sucesso de vendas é a soma de diversos fatores. Avaliar o negócio de forma ampla, analisando as estratégias, ações, pontos de contato com o cliente, atendimento e coletar feedbacks é essencial para compreender onde é necessário dedicar energia e atenção para ver resultados melhores na hora de fechar a conta.
Existe sempre aquele “feijão com arroz” que deve ser feito por toda empresa, que pode gerar resultados muito mais impactantes do que um anúncio aparecendo no Instagram. Não é sobre não fazer anúncios, mas é sobre entender que existem problemas que devem ser solucionados, engrenagens que devem ser ajustadas, antes de jogar a sua mensagem para o mundo achando que é só isso que falta.
O básico bem feito é o que pode fazer a diferença. Não é preciso reinventar a roda para vender mais.