Somos impactados o tempo inteiro, seja na rua, no celular, por ofertas e mais ofertas de venda. Estamos expostos quase 24 horas por dia a anúncios, promoções, “compre isso”, “contrate aquilo”, que parece que a única coisa que as pessoas estão fazendo é tentar nos vender algo.
Isso criou um equívoco muito comum: vender é sempre um objetivo do Marketing, ou até mesmo que ambos sejam sinônimos.
A verdade é que nem toda estratégia é focada exclusivamente em vendas. Existem ações que são planejadas para melhorar o atendimento, outras para promover um bom relacionamento entre os colaboradores e, algumas focadas na experiência do cliente. E a venda? A venda acaba sendo uma consequência dessas ações.
O Marketing traz um conjunto de ações, estratégias e ferramentas que tornam o seu produto ou serviço visível e desejado, mas vender não pode ser o único objetivo do Marketing. O Marketing tem muito menos a ver com a venda propriamente dita, e mais com criar contextos e circunstâncias que façam com quem a venda seja o próximo passo.
Mas é fato que ainda tem muita gente falando só em ‘COMPRE! COMPRE! COMPRE!” que todos acham que Marketing é isso. Como consequência, quando uma empresa não vende, é o Marketing que está ruim. As empresas buscam uma Consultoria de Marketing só quando a “corda já está no pescoço” e esperam resultados imediatos
Marketing não é sinônimo de vender. Nem de fazer milagre.