Imagine você acordando, pegando seu celular, abrindo o Instagram e… NADA! Você confere seu wifi, rede de dados móveis, reinicia seu smartphone e… NADA! Aí em uma pesquisa no Google e mensagens (levemente desesperadas, talvez) para amigos você descobre que o Instagram acabou e não volta mais.
De 0 a 10, o quanto você ficaria preocupado (a) com a presença online do seu negócio? Imagine acordar e o Instagram levar todos os seus seguidores, o conteúdo que você se dedicou exclusivamente a produzir para o Instagram, aquelas inúmeras conversas via Direct?
Sem dúvidas estar nas redes sociais é essencial. Não falo somente de Instagram, mas de Facebook, Twiter, LinkedIn, TikTok. Nesses canais criamos relacionamentos e nos envolvemos diariamente com a nossa audiência.
MAS NÃO PODEMOS DEPOSITAR TODOS OS OVOS EM UM CESTO SÓ!
Colocar todas as suas fichas em um só canal não é a melhor decisão, especialmente diante das inúmeras situações de instabilidade que já vivemos com Instagram, WhatsApp, Facebook – ou com ambos simultaneamente… Sempre gosto de reforçar que só existem dois canais onde você tem total controle sobre seus dados e informações: seu site e uma agenda com os contatos dos seus clientes e prospects!
RELACIONAMENTO É ESSENCIAL. PLANTAR NO SEU PRÓPRIO TERRENO, TAMBÉM!
Eu não estou aqui para te dizer que você pode abandonar seu Instagram, parar de investir em Tráfego Pago… CLARO QUE NÃO! Esses recursos continuam firmes e fortes como parte das nossa estratégias de presença online. Mas entenda isso: são recursos, ferramentas, que devem estar integrados à sua estratégia – e não serem seu único canal.