Há quase uma semana a Meta lançou seu concorrente direto ao Twitter, o Threads. Totalmente integrado ao Instagram, nunca foi tão fácil criar uma conta em uma rede social – não precisamos nem nos preocupar com bio, imagem de perfil, tudo já veio pronto.
Com tanta facilidade, não foi preciso mais que 5 dias para bater o número de 100 milhões de usuários – número que o próprio Instagram levou cerca de 2 anos para atingir.
Uma coisa é certa: Elon Musk já está incomodadíssimo com o lançamento do Zuck. Será que a rede do passarinho vai perder o posto ou será que o Threads vai ter o mesmo fim de redes como o Google +?
Só o tempo dirá! Mas enquanto ele não diz, dá uma olhadinha nesse gráfico comparativo de pesquisa entre Threads (azul) e Twitter (vermelho) nos últimos 7 dias. Por um lado, vemos um boom do Threads a partir do dia do seu lançamento, por outro, vemos uma constância do Twitter. (Fonte: Google Trends)
Mas, afinal, o que esperar dessa nova rede social e como aproveitar a hype do momento para começar a se posicionar por lá?
Ainda é cedo para prever como estará a redes social daqui a 6 meses ou 1 ano – vale lembrar que muitos disseram que o Story e o Reels não iam emplacar. Bom, o resto é história! Vamos falar um pouco sobre os recursos do Threads e como você pode posionar a sua marca por lá!
Os tipos de conteúdo que você pode publicar no Threads são:
Mas, nas palavras de Adam Mosseri, diretor do Instagram, embora seja possível publicar fotos e vídeos, o foco da rede social é gerar conversas entre os usuários, ou seja, conteúdos em texto – assim como o concorrente. Embora já tenha sinalizado que a intenção é promover menos conteúdos polêmicos – como política.
“O objetivo não é substituir o Twitter. O objetivo é criar uma praça pública para comunidades no Instagram que nunca embarcaram no Twitter e para comunidades do Twitter (e de outras plataformas) interessadas em um lugar menos raivoso para conversas.“ (Adam Mosseri)
Agora, se você no calor da emoção, criou uma conta e agora não sabe o que publicar por lá, mas também não quer abandonar o barco antes de entender melhor a que veio o Threads, eu deixo aqui embaixo 5 dicas de conteúdos que você pode produzir:
1️⃣ Listas são sempre bem vindas, seja em um post único ou em um “fio”, esse tipo de conteúdo pode ser ouro para a sua audiência.
2️⃣ Novidades sobre o mercado onde você atua.
3️⃣ Dicas rápidas – de preferênia acomapnhadas da sua opinião sincera.
4️⃣ Reflexões e mensagens positivas sobre a sua rotina.
5️⃣ Notícias recentes alinhadas ao seu propósito e à sua marca.
E uma outra dica bônus é: não sinta medo de republicar conteúdos de profissionais que você admira, concorda e (claro) confia. 🚀
Como usuária do Twitter desde 2009 – na época do “baleiou”, sinto falta de recursos no Threads como: funcionalidade das hashtags, tópicos em alta, pesquisa, mas entendo que tudo é uma construção que leva tempo. O Thread ainda não recebeu nenhuma atualização e acredito que em breve novos recusos chegarão.
Daqui a um ano a gente volta aqui e atualiza como está o Threads. Por enquanto, você pode me seguir lá no @luisadomarketing